quarta-feira, 4 de julho de 2012

O MURO - THE WALL

"O primeiro que, ao cercar um terreno, teve a audácia de dizer isto é meu e encontrou gente bastante simples para acreditar nele foi o verdadeiro fundador da sociedade civil. Quanto crimes, guerras e assassinatos, quantas misérias e horrores teria poupado ao gênero humano aquele que, arrancando as estacas e cobrindo o fosso, tivesse gritado aos seus semelhantes: "Não escutem esse impostor! Estarão perdidos se esquecerem que os frutos são de todos e a terra é de ninguém!"

Jean-Jacques Rousseau




 É isso aí povo os frutos devem ser de todos e a terra de ninguém. Afinal todos nós somos semelhantes aos nossos companheiros nesse planeta. E quem não dividir o que tem com os semelhantes não terá vivido plenamente.

 As terras do país, bem como as casas das cidades dos levitas, que haviam sido vendidas durante os precedentes cinqüenta anos, voltariam para os vendedores, a não ser o que havia sido consagrado a Deus, e remido (Lv 25.17 a 28 - 27.16 a 24). igualmente as terras hipotecadas haviam de ser libertadas sem ônus algum. A maneira completa como eram efetuadas estas disposições fez considerar o jubileu como um tipo do Evangelho(is 61.2 - Lc 4.19).o fim moral e espiritual destes dias festivos manifesta-se com toda a clareza. Todo o propósito era unir o povo pelos laços de fraternidade, e separá-lo dos pagãos - e além disso conservavam-se na memória os passados benefícios de Deus.






Ou seja vem da bíblia a referência para dividirmos nossos bens com nossos semelhantes. Também temos essa referência na filosofia. Contudo contrariando a tudo e a todos nossa sociedade prega exatamente o contrário. Acumule o máximo que você conseguir e o máximo que puder mesmo que isso signifique que o seu vizinho não terá parte nesse seu lucro. Não é à toa que metade da população mundial não come e a outra tem medo dos que não comem.


Nessas fotos vocês podem ver a evolução da construção do muro vejam que tem até um número improvisado que eu mesmo fiz...




Como o terreno é uma subida ele foi feito em degraus e dessa forma ficou com altura variável de acordo com o decaimento natural do terreno. Ainda faltam alguns arremates chapiscar o muro do lado de fora.


Aqui está parte dos tijolos que meu irmão André, minha namorada Shirlei, eu, meu pedreiro e seus ajudantes estamos colocando para dentro, falta só um pouquinho deles.

Custos aproximados para 54 metros de muro altura média de 2,3 metros:

Pedreiro                      6300,00
Madeiras para colunas: 550,00
Blocos                         900,00
Areia 2 caminhões:        671,00
Pedra 1 caminhão:       790,00
Ferragens:                  2080,00
Cimento 35 sacos:        650,00
Canaletas Ceramica:    444,00
Prego 1kg:                      7,50
Arame:                            5,50


Total aproximado do muro: R$ 12.400,00.


             







Nenhum comentário:

Postar um comentário